sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Jefferson recebe homenagem e comemora segunda convocação



O dia começou agitado e com boas notícias para o goleiro Jefferson. Se não bastasse ser convocado pela segunda vez consecutiva por Mano Menezes para defender a Seleção Brasileira, o jogador ainda foi homenageado em General Severiano pela marca de 150 jogos pelo Botafogo, marca completada no clássico contra o Vasco.

Demonstrando humildade, Jefferson disse que não estava esperando pela segunda oportunidade junto à Seleção. Segundo o goleiro, ele acordou com a notícia, transmitida por sua esposa.

"Vou ser sincero, eu estava dormindo. Nem sabia que teria essa convocação hoje. Pra mim era mais a frente. Cheguei cansado do clássico de ontem e fui dormir às 3h da manhã. Acordei com a notícia da minha esposa. 'Você conseguiu, você foi novamente para a Seleção...' Não posso negar que é bom acordar com uma notícia dessas", contou o camisa 1, seguindo o mesmo estilo em relação à homenagem:

"Receber uma homenagem assim é uma ótima surpresa. Não acho que eu seja um jogador assim, de quadros, homenagens... Mas o clube reconheceu o meu trabalho e isso é gratificante. Ainda mais passando pelas mãos de um grande goleiro e exemplo, que é o Luis Guilherme", acrescentou.

Jefferson encara a nova oportunidade com a camisa amarelinha como retribuição de um trabalho sério. O goleiro acredita que nem todos os jogadores conseguem manter a cabeça no lugar quando o assunto é Seleção Brasileira.

"Fiquei feliz pela convocação, por ser algo que representa uma continuidade. Estou satisfeito porque que disse que iria continuar trabalhando para isso e consegui. Às vezes a convocação inicial prejudica o jogador, pois existem pensamentos que sobem a cabeça do atleta. Consegui manter os pés no chão e conquistei o meu objetivo com humildade", completou Jefferson.

Éder Luís comemora melhora individual, mas lamenta gol de empate



Destaque do clássico entre Vasco e Botafogo, apesar do empate desanimador dos botafoguenses nos acréscimos do segundo tempo, o atacante Éder Luís destacou a apresentação do time. Autor de um dos gols e com boa movimentação até ser substituído por Nunes durante o segundo tempo, o camisa 7 comemora sua evolução.

"Graças a Deus estou conseguindo melhorar meu preparo e consegui marcar um gol ontem no clássico. Estávamos conquistando o resultado e no finalzinho cedemos o empate. Fica um pouco de tristeza, porque não queríamos empatar. Só que o importante é que temos conseguindo jogar bem", disse ao site oficial do Vasco.

Éder Luís está focado agora no confronto de domingo, contra o Guarani, em Campinas. Ele não espera vida fácil. "Não vamos ter um jogo fácil em Campinas, mas temos bons jogadores e vamos trabalhar para conseguir a vitória fora de casa", finalizou.

Goleiro Fábio vê elenco do Cruzeiro mais "equilibrado"



Em 2009, o Cruzeiro perdeu o título da Libertadores em pleno Mineirão para o Estudiantes da Argentina. Há três anos termina entre os quatro melhores do Brasileirão. Agora, a expectativa do torcedor é de que o grupo de jogadores tenha amadurecido e, assim, possa conquistar o Campeonato Brasileiro em dezembro.
O goleiro Fábio, titular desde 2005, atual capitão do time acredita que esse elenco de 2010 é o mais equilibrado que ele já trabalhou na Toca da Raposa 2.

"Eu trabalhei com grandes grupos com bastante qualidade, mas acho que dentro do Cruzeiro esse grupo além da qualidade está bastante equilibrado em todas as dificuldades que vem encontrando dentro das partidas. Acho que isso daí vai dando maturidade aos outros jogadores e o resultado está sendo o melhor que poderíamos esperar. Acho que o equilibrio está sendo fundamental para que a equipe possa sempre melhorar", afirmou Fábio.

O próximo compromisso do Cruzeiro será neste sábado, às 18h30 (Brasília), contra o Santos na Arena Barueri. O volante Henrique, suspenso, desfalca a equipe. O zagueiro Léo também deve ficar de fora devido a dores na virilha e foi submetido a exame de ressonãncia magnética. O resultado sai nesta sexta-feira pela manhã.

Por outro lado, o técnico Cuca poderá contar com a volta do lateral Jonathan, totalmente recuperado de contusão muscular. O zagueiro Claudio Caçapa e o atacante Robert devem ser novidades na lista de relacionados para enfrentar o Santos. Os dois estão recuperados de lesões no tornozelo.

A delegação cruzeirense viaja para São Paulo na tarde desta sexta-feira após um treinamento na Toca da Raposa 2. Sob comando do técnico Cuca, a equipe está invicta há um mês ou 9 jogos. Na últimas rodadas, a equipe mineira conquistou sete vitórias e dois empates.

Carlinhos afirma qua atuação dá confiança na briga pelo topo



Na goleada do Fluminense sobre o Atlético-MG por 5 a 1, um dos destaques da partida foi o lateral Carlinhos, autor de dois na noite desta quinta-feira. O camisa 6 fez questão de exaltar a atuação do time de Muricy Ramalho e afirmou que o placar dá confiança à equipe para voltar ao topo da tabela.

"Vamos continuar assim. O time estava vindo em uma pegada muito boa. A atuação desta noite mostra a nós mesmos que podemos voltar ao topo", disse.

A ala esquerda tinha como titular, até pouco tempo atrás, Julio Cesar, que ganhou a vaga após lesão de Carlihnos. Agora, o lateral, que sabe da concorrência dentro do elenco, afirmou que vai fazer de tudo para se manter como dono da posição.

"Me machuquei. O Julio (César) entrou e deu conta do recado. Agora, á trabalhar para se manter no time. Agradeço à torcida pelo apoio", concluiu.

Sem mágoa, Luxemburgo "assume" falhas e elogia Atlético-MG



Demitido após a goleada para o Fluminense por 5 a 1 nesta quinta-feira, no Engenhão, o técnico Vanderlei Luxemburgo disse, ainda nos vestiários do estádio, que não guarda mágoa do Atlético-MG, elogiou a estrutura do clube e afirmou que estará torcendo pela recuperação da equipe, 18ª do Brasileiro.

"O presidente Kalil ligou para o Eduardo Maluf e decidiu me demitir", anunciou o treinador momentos após a partida. "Queria dizer que não existe nenhuma mágoa da minha parte, e entendo que são coisas do futebol, mas é algo inédito e diferente para mim. Saí com o time lá embaixo, estou acostumado a jogar com o time lá em cima", declarou Luxemburgo.

O treinador afirmou que é hora dos jogadores do Atlético-MG se unirem para evitar o rebaixamento. Não disse diretamente que cometeu falhas em seu trabalho, mas mostrou estar descontente com o que produziu no clube ao dizer que o time é melhor do que sua posição na tabela e que encontrou um clube organizado que lhe deu toda a estrutura para o sucesso.

"Eu já disse uma vez e continuo dizendo. O Atlético-MG não tem time e não tem elenco para cair. Os jogadores têm que se unir, abraçar e trabalhar para isso", apontou.

"O trabalho não ter acontecido da melhor maneira foi um capricho do futebol. O grupo é muito unido, pude perceber isto em um jantar em que as famílias compareceram. Não é justo que o Atlético-MG caia para a Série B do Brasileirão, estarei torcendo pelo time", disse, abatido.

O técnico disse que se despediu de todo o elenco no vestiário, e que entendeu perfeitamente a decisão do presidente atleticano. "Acho que é a primeira vez que recebo um clube redondinho e que o trabalho não flui da maneira como eu esperava", lamentou Vanderlei Luxemburgo.

Leandro Euzébio diz que Flu precisava de vitória convicente



A noite no Engenhão foi dos zagueiros. Além de fazer bom trabalho defensivo, não dando muitas chances ao Atlético-MG, Leandro Euzébio e Gum ainda deixaram suas marcas na goleada do Fluminense por 5 a 1, no Engenhão.

Leandro Euzébio comemorou a subida nos saldo de gols do Brasileiro e já pensa na próxima rodada. "Graças a Deus conseguimos essa vitória. A gente estava precisando de uma vitória convincente. O time brigou até o fim e tomamos um gol que não devíamos, de falta. É importante fazer o saldo de gols. Agora, é trabalhar esses dois dias para buscar a vitória", disse, referindo-se ao duelo contra o Vitória no próximo domingo.

A bola parada vem se tornando uma das armas do time tricolor durante as partidas. O zagueiro Gum elogiou a nova jogada forte da equipe. "Acho que em jogos mais complicados, a bola parada é muito importante e deu certo. Agora, é lutar por uma sequência bons resultados para encostar no Corinthians", completou o defensor.

Rudnei pede união para reação do Avaí em "confronto direto"



Vivendo momento conturbado após a demissão de Antônio Lopes, no início da semana, o Avaí foi derrotado por 3 a 0 pelo Vitória, nesta quinta-feira, em Salvador. Para o volante Rudnei, o duelo contra o Ceará, na próxima rodada, será um "confronto direto" contra as últimas posições.

"A gente não jogou bem contra o Vitória, estamos falhando em alguns aspectos. Mas precisamos levantar a cabeça, porque temos um confronto direto contra o Ceará na próxima rodada, dentro da nossa casa, e temos que somar pontos. Nós temos que nos unir para tirar o Avaí dessa situação", disse o jogador.

Após 24 jogos disputados, o Avaí é o primeiro clube fora da zona de rebaixamento, em 16º lugar, com 25 pontos ganhos, apenas dois a mais que o Atlético-GO, 17º colocado. Já o Ceará, apesar de ser considerado rival direto, vive situação um pouco mais tranquila, já que ocupa a 12ª colocação, com 30 pontos.

O duelo, que será realizado no estádio da Ressacada, está marcado para o próximo domingo, às 18h30 (de Brasília).

Muricy diz que não entende situação delicada do Atlético-MG



Após a goleada aplicada pelo Fluminense sobre o Atlético-MG por 5 a 1 nesta quinta-feira, o técnico Muricy Ramalho mostrou-se surpreso com o péssimo momento vivido pela equipe mineira, que ocupa atualmente a 18ª colocação do Campeonato Brasileiro.

"Tivemos uma conversa antes do jogo em relação ao respeito que tínhamos de ter com o Atlético-MG. Se você olhar o plantel, são jogadores excepcionais. A gente não entende como esse time pode estar numa situação dessas, pela qualidade da equipe, da torcida, pela estrutura, pelo técnico...", declarou o comandante, minutos antes da demissão de Vanderlei Luxemburgo ser anunciada pelo próprio treinador, nos vestiários do Engenhão.

Segundo o treinador, o problema do Atlético-MG pode ser a falta de confiança dos jogadores. "Eu sei, já fui jogador. Às vezes o atleta perde a confiança e a gente sente isso no time do Atlético-MG", completou.
Com o resultado, a equipe carioca recuperou a segunda colocação do Campeonato Brasileiro, com 45 pontos, dois a menos que o líder Corinthians.

Após sofrer goleada, Atlético-MG demite Luxemburgo



Momentos após a goleada sofrida para o Fluminense por 5 a 1 nesta quinta-feira, no Estádio do Engenhão, o técnico do Atlético-MG, Vanderlei Luxemburgo, foi demitido do comando da equipe mineira.

"É o momento de mudar. O futebol é dinâmico. Ficamos esperando a reação, mas ela não veio", justificou o diretor de futebol do clube, Eduardo Maluf, que disse que a forma como o clube foi goleado no Engenhão contribuiu para a queda.

Luxemburgo foi contratado pelo Atlético-MG cheio de pompa. Chegou carregado pela torcida em Belo Horizonte, teve um início promissor, que culminou com o título mineiro, mas não conseguiu manter a regularidade do time.

Eliminado pelo Santos nas quartas de final da Copa do Brasil, o time mineiro sentiu o golpe e teve um início de Brasileiro muito ruim. Na zona de rebaixamento desde a décima rodada, contratou Diego Souza durante a Copa do Mundo, mas não reagiu. Luxemburgo deixa o clube na 18ª colocação, com 21 pontos.

O Atlético-MG diz que ainda não tem nomes prováveis para assumir o clube. "Não esperávamos isso hoje. Ainda não conversamos sobre isso", disse Eduardo Maluf.

Com a queda de Luxemburgo, todos os 20 times do Brasileiro trocaram de técnico desde o início do ano. O último a cair havia sido Dorival Júnior, demitido do Santos na última terça-feira.

David diz que sequência de jogos impede o Fla de treinar



A confiança da torcida do Flamengo em seu setor defensivo não é mais a mesma. Depois de figurar entre as melhores do Campeonato Brasileiro, a defesa rubro-negra sofreu dez gols em cinco rodadas e já não se encontra nem entre as cinco menos vazadas da competição. Segundo o zagueiro David, o problema tem sido a falta de tempo para treinar, dada a intensa sequência de jogos.

"Falta tempo para corrigir os erros cometidos nas partidas anteriores. Mas também há o mérito dos adversários. Estamos em um ritmo muito forte. Tem faltado tempo até para treinar", explicou o jogador.
De acordo com o camisa 14, o momento é de entrega total para superar o desgaste pelo ritmo forte de partidas. "Vai tudo na superação. Em casa, procuro fazer tudo que a comissão (técnica) manda. O fundamental é dormir bem, descansar", completou.

O Flamengo recebe o Palmeiras no próximo sábado, às 18h30 (de Brasília), no Engenhão, pela 25ª rodada do Brasileirão.

Diretoria do São Paulo diverge sobre escolha de técnico, diz jornal



Agora com Vanderlei Luxemburgo e Dorival Júnior disponíveis no mercado dos técnicos, o São Paulo ainda não definiu qual estratégia manterá nos próximos meses ou para a temporada de 2011, de acordo com informações do jornal Folha de S. Paulo. A publicação afirma na edição desta sexta-feira que a cúpula tricolor "bate cabeça" sobre o futuro treinador da equipe: enquanto um grupo defende a manutenção do interino Sérgio Baresi, no cargo há quase um mês e meio, outra corrente descarta a efetivação do ex-comandante do time júnior e prega que seria importante a contratação de um nome de peso para a função.

A favor de Baresi está a crescente utilização de jogadores da base, desejo antigo do clube do Morumbi. Entre as peças bastante utilizadas pelo treinador na equipe titular estão o meia-atacante Lucas e o volante Casemiro, ambos de 18 anos. Fato que é bastante comemorado pelo vice de futebol Carlos Augusto Barros e Silva, o Leco, que trata o técnico como "aposta" e já fala em uma possível efetivação. Por outro lado, o diretor de futebol João Paulo de Jesus Lopes deixa claro que Baresi está apenas cumprindo uma função enquanto um nome mais respeitado não chega. "Em nenhum momento cogitamos essa efetivação".

Elenco do Atlético-GO dedica vitória a Romerito, do Goiás



Os jogadores do Atlético-GO precisaram de 19 rodadas de espera para poder se vingar do meia Romerito, do Goiás, mas alcançaram seu objetivo nesta quarta-feira. O elenco guardou na memória as provocações feitas pelo experiente jogador no clássico disputado em 30 de maio e, após o 3 a 1 registrado no Estádio Serra Dourada, dedicaram o triunfo ao arquirrival.

"A frase do Romerito foi 'aqui é Série A', porque nós tínhamos vencido eles no Campeonato Goiano e, no Brasileiro, perdemos", relembrou o goleiro Márcio, ainda inconformado. "O nosso time teve brio e mostrou que tem atletas de Série A. Temos consciência que somos um time pequeno, mas vamos ficar na elite. Então, um abraço para o Romerito, que nos motivou", disse.

Após o fim da partida, os atleticanos chegaram a bater boca com o meia do Goiás, trocando palavrões. O zagueiro Daniel Marques também ironizou as declarações do atleta. "Isso mexeu muito com a gente. O Romerito tem que aprender a não falar as asneiras como as que ele disse na empolgação. É um grande profissional, mas faltou com respeito para conosco", afirmou.

Nos vestiários do Serra Dourada, o técnico René Simões garantiu que tal motivação partiu dos próprios atletas. "Não trabalho desta forma, com algo que alguém disse. Para mim, pouco importa", declarou o comandante, satisfeito com a apresentação no clássico. "O importante é ter consistência", comentou.

Para o volante Robston, mais do que rebater as afirmações de Romerito, o triunfo no clássico serve de exemplo para o time reagir para escapar da zona de rebaixamento. "É uma resposta para nós mesmos, porque sabemos que temos capacidade para melhorar. Temos condições e vamos tirar o Atlético-GO desta situação", disse o jogador, muito exaltado após o resultado positivo.

Flu arrasa Atlético-MG, derruba Luxemburgo e renasce no Brasileiro

 

Cinco jogos depois, o Fluminense se reencontrou com as vitórias, e em grande estilo. A equipe tricolor derrotou o Atlético-MG por 5 a 1 nesta quinta-feira no Engenhão, e volta a brigar pela liderança do Campeonato Brasileiro. O time carioca está na segunda colocação da tabela, com 45 pontos, dois a menos que o Corinthians.

Já para o Atlético-MG, o quarto jogo seguido sem vitórias significou a demissão do técnico Vanderlei Luxemburgo. A goleada deixa a equipe do mineira na perigosa 18ª posição, com 21 pontos.

Em jogo marcado por falhas dos goleiros, quem brilhou foram os laterais do Flu, Carlinhos e Mariano. O ala esquerdo marcou duas vezes, sendo que Mariano participou do gol de Gum, o terceiro da equipe carioca. Leandro Euzébio abriu o placar no Engenhão , sendo que Daniel Carvalho descontou para os mineiros e Marquinho selou a goleada.

A partida confrontou dois atletas convocados para a Seleção Brasileira pelo técnico Mano Menezes. O lateral direito Mariano, do Flu, foi chamado pela primeira vez ao time do Brasil, enquanto o zagueiro Réver, do Atlético-MG, se juntará à Seleção pela segunda vez.

O Fluminense contou com o retorno de Conca nesta quinta-feira, que se recuperou de lesão. O argentino compôs o meio de campo ao lado de Deco. No ataque, Rodriguinho, que marcou duas vezes no clássico com o Flamengo, jogou ao lado de Washington.

Já o Atlético-MG apostou em Daniel Carvalho para sua criação, com o auxílio de Serginho. Os volantes Zé Luis e Alê ficaram responsáveis por marcar Deco e Conca. O ataque foi novamente formado por Diego Tardelli e Obina.

Goleiros colaboram

Mesmo jogando fora de casa, o Atlético-MG iniciou a partida pressionando o adversário em sua saída de bola, procurando espaços na defesa. O time de Belo Horizonte buscava cruzar bolas na área, mas encontrou a resistência da zaga anfitriã. E foi justamente um defensor do Flu que abriu o placar. Aos 10min, Conca cobrou escanteio e Leandro Euzébio cabeceou forte ao fundo das redes.

A partida via equilíbrio no meio de campo, com as equipes encontrando dificuldade de criar boas jogadas. Aos 19min, Daniel Carvalho arrancou no meio de campo e foi derrubado por Fernando Bob. O próprio meia foi para a cobrança e acertou um belo chute no canto direito de Rafael, que aceitou a finalização.

Quatro minutos depois, Daniel Carvalho cabeceou e mandou por cima do gol. O Flu tinha dificuldades para passar pelo meio de campo, e Conca finalizou longe do travessão aos 24min, após passe de Washington. Três minutos depois, Rodriguinho arriscou de fora da área e mandou à direita do gol.

Se não conseguia espaços pelo meio de campo, foi pelas laterais que o Flu chegou novamente à vantagem no placar. Carlinhos driblou a marcação aos 35min pela esquerda e chutou na entrada da área, contando com a falha de Fábio Costa para estufar as redes. O próprio lateral esquerdo fez grande jogada dois minutos depois, e foi parado somente com falta por Rafael Cruz.

Obina era um dos poucos jogadores do Atlético-MG que realmente ameaçavam o gol do Flu. Aos 41min, o centroavante fugiu da marcação e chutou forte para a defesa de Rafael. O time carioca respondeu dois minutos depois, com Mariano, que passou pelos marcadores, chutou e viu Fábio Costa mandar para escanteio de manchete.

Goleada tricolor

O segundo tempo começou truncado no meio de campo, com os goleiros pouco trabalhando. Luxemburgo voltou do intervalo com Diego Souza substituindo Obina, e lançou Neto Berola no lugar de Serginho. O Flu era quem criava as melhores chances, e Réver cortou cruzamento perigoso de Deco aos 11min. No minuto seguinte, Conca finalizou desequilibrado, facilitando a defesa de Fábio Costa.

A situação do Atlético-MG se complicou ainda mais aos 17min, quando Alê cometeu falta em Rodriguinho, recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso. Com a vantagem numérica, o Flu buscou pressionar mais e ampliou o placar em apenas dois minutos. Mariano cruzou bola na área e Gum completou de cabeça ao fundo das redes.

A equipe carioca prosseguiu no ataque, e aos 23min Mariano fez grande jogada driblando a marcação, terminando a jogada com passe para o Washington. O atacante, porém, não conseguiu domínio. No minuto seguinte, o camisa 9 recebeu na entrada da área e chutou para a boa defesa do Flu.

Perdido em campo, o Atlético-MG seguiu dando espaços ao time da casa. Aos 26min, Gum deixou a zaga, arrancou contra a marcação e perdeu a bola dentro da área mineira. Quatro minutos depois, Carlinhos tabelou com Washington, driblou Réver e chutou sem defesa para Fábio Costa, transformando a vitória do Flu em goleada.

Com o resultado mais tranquilo, Muricy sacou Mariano e Conca, pensando na sequência do Brasileiro. Já o Atlético-MG perdeu mais um jogador. Diego Souza deu uma tesoura por trás em Carlinhos e recebeu o cartão vermelho direto aos 39min.

Nos minutos finais, o Flu apenas tocou bola no campo de ataque com calma, e Carlinhos quase fez seu terceiro gol aos 44min, em chute que parou em Fábio Costa. Ainda houve tempo de Marquinho fazer o quinto gol, com toque sutil sobre o goleiro atleticano após ótimo passe de Deco, selando a goleada no Engenhão.